Morte súbita ou Infarto?

Todos os dias são noticiados casos de morte súbita e a imprensa leiga quase sempre a denomina de “Infarto Fulminante”. Infarto é sinônimo de morte súbita???? NÃO!!!

#MORTE SÚBITA: É um evento inesperado e dramático, sendo conceituado como a morte que ocorre no máximo em uma hora após início dos sintomas, não decorrente de trauma ou violência. A morte súbita pode acometer desde recém -nascidos até adultos. Nos adultos com menos de 35 anos as principais causas são as doenças congênita (Miocardiopatia Hipertrofica, anomalias das artérias coronárias, Síndrome do QT Longo, Síndrome de Brugada, Wolff Parkinson White entre outras) sem esquecer do Trombo embolismo Pulmonar e Dissecção Aguda da Aorta . Em pessoas com mais de 35 anos, a principal causa é a coronáriopatia obstrutiva (Infarto do Miocárdio).

#INFARTO DO MIOCARDIO: É uma das causas de morte súbita, decorrente de uma obstrução nas artérias coronárias que diminui o fluxo de sangue para o músculo cardíaco (miocárdio), fazendo com que falte oxigênio e ele sofra. Quando o Infarto Agudo do Miocárdio causa uma morte súbita, na grande maioria dos casos e decorrente de arritmias cardíacas malignas (Taquicardia Ventricular e Fibrilação Ventricular). Lembrando que para ter o diagnóstico de Infarto do Miocárdio, devemos seguir as Definições Universais de Infarto: Quadro clínico associado a:
1- Eletrocardiograma característico;
2- Exames de Sangue (Marcadores de Necrose Miocardica) compativeis;
3- Cateterismo Cardíaco mostrando obstrução aguda de uma coronária; ou
4- Exames de necropsia mostrando obstrução da coronária com isquemia/necrose do músculo cardíaco.

×